Alunos de Gastronomia de Teresina visitam o Campus do IFPI de José de Freitas

Matéria publicada em: 01/03/2019 às 17:52

 

 

Vinte e cinco alunos do curso superior de Tecnologia em Gastronomia do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI) visitaram, nesta quinta-feira, 28, o Campus Avançado José de Freitas.

A visita técnica ao Campus objetivou compreender a gestão da produção de insumos alimentícios com uso de tecnologias limpas e de baixo custo. A ideia foi cumprir parte do ementário da Disciplina Gestão em Unidades de Produção de Refeições, ministrada pela professora Edna Maria Ferreira Chaves.

A palestra de abertura da visita foi ministrada pelo diretor geral do Campus, José dos Santos Moura, que falou sobre as tecnologias e inovações desenvolvidas. Na ocasião, ele destacou o gerenciamento de recursos de uma unidade produtiva por meio do Sisteminha Embrapa (criação de peixe, codorna, capote e galinha integrada à agricultura).

Em seguida, com o auxílio de servidores do Campus, ele demonstrou as inovações nas culturas do morango, cana de açúcar, soja, banana, feijão, algodão, girassol, amendoim, macaxeira, entre outras.

“Um gestor de unidade de produção de refeição deve ter controle da procedência, preço e qualidade dos produtos que utiliza no cardápio e, aqui no Campus José de Freitas, temos oportunidade de ver na prática todas essas etapas através do gerenciamento do Sisteminha Embrapa e do manejo empregado para o desenvolvimento de diversas culturas de plantas alimentícias”, explicou a professora Edna Chaves.

Estiveram presentes o coordenador do Campo Agrícola, Edvaldo Moreira, o coordenador do curso Técnico em Agricultura, Gilson Portela, e a bolsista do projeto Quintais Produtivos, Luana Caroline.

Comentar no Facebook