Pesquisadores de José de Freitas-PI conhecem Biodigestor implantado em Comunidade Rural

Matéria publicada em: 14/05/2019 às 16:39

O biodigestor é um equipamento de fabricação relativamente simples e de baixo custo que é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais e água, produzindo gás e adubo.Na última sexta-feira, 10, pesquisadores do Campus José de Freitas visitaram a comunidade Jacaré, zona rural do município. O objetivo da visita foi conhecer o biodigestor instalado na propriedade do senhor Raimundo Vieira.
O biodigestor é um equipamento de fabricação relativamente simples e de baixo custo que é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais e água, produzindo gás e adubo. Segundo Raimundo Vieira, após a implantação do biodigestor na sua propriedade deixou de comprar gás butano e adubos químicos. “Com o biodigestor, estou produzindo gás metano para minha casa e para a casa do meu filho, além de produzir o adubo orgânico para minhas hortaliças”, disse Raimundo Vieira. O pesquisador do Campus José de Freitas, Luiz Carlos de Melo Junior, explicou que o biodigestor decompõe a matéria orgânica convertendo em gás metano. “Esse gás pode ser utilizado como combustível em fogões ou motores gerando energia elétrica, além de produzir o biofertilizante que contém propriedades inseticidas, fitohormonais e fornecedor de micronutrientes”, falou Luiz Carlos. “O objetivo foi conhecer, presencialmente, o funcionamento, os custos e os impactos ambientais do biodigestor. No futuro, queremos implantar um no Campus para produção do gás metano para ser utilizado no refeitório”, contou o diretor geral do Campus, José dos Santos de Moura.
Estiveram presentes na comunidade, os coordenadores dos cursos técnicos em Agricultura e Agroecologia, Gilson Portela e Luís Galvão, respectivamente, e o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de José de Freitas, Francisco Sousa.

Fonte:Portal IFPI

Comentar no Facebook