Prefeitura de José de Freitas adotará protocolo de Madrid para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19

Matéria publicada em: 20/05/2020 às 23:31

 

A Prefeitura Municipal de José de Freitas informou no inicio da noite desta quarta-feira,(20/05), que está implantando no município o protocolo de Madrid para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. O protocolo vem obtendo resultados positivos na cidade de Floriano-PI.

A secretaria de saúde, Sara Farias, em conjunto com o diretor clinico dos Hospital Nossa Livramento de José de Freitas, mantiveram contato com o secretário James Rodrigues e com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do município de Floriano, de onde receberam todas as recomendações, medidas e protocolos para a implantação do mesmo tratamento em José de Freitas.

Secretário de Saúde do município de Floriano James Rodrigues

A medida está sendo adotada para tratar os pacientes com casos leves e moderados, com a finalidade de evitar que os casos já registrados no município evoluam para estágio mais graves da doença, denominado “estágio de inflamação”, que é responsável por levar os pacientes a UTI.

A Secretaria de Saúde, por determinação do prefeito Roger Linhares, está realizando a compra dos medicamentos. Uma parte destes já encontra-se disponível no Hospital Municipal.A hidroxicloroquica não é único fármaco a ser utilizado no tratamento. Outros medicamentos também são usados em conjunto para o controle da doença.


O tratamento é fruto de um protocolo clínico da médica piauiense Marina Bucar Barjud, que trabalha no combate à Covid-19 no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha. Este combina o uso de hidroxicloroquina com corticóides e azitromicina, para tratar pacientes com sintomas leves de coronavírus, e mostrou resultados positivos tanto na Espanha quanto na cidade de Floriano.

José de Freitas ainda não possui transmissão comunitária do covid-19, apesar de ser próxima da cidade de Teresina. Possuímos poucos casos confirmados e na sua grande maioria são pessoas que trabalham na capital e se deslocam para dormir em José de Freitas.


O baixo índice de contágio no município é resultado dos esforços e das medidas de combate implantadas pelo prefeito Roger Linhares através da Secretaria de Saúde e Comitê de enfrentamento ao coronavírus. Com a junção do isolamento social e do tratamento clínico no hospital de campanha exclusivamente preparado pela gestão para tratar a doença, o prefeito visa minimizar as consequências com a finalidade de proteger a vida dos cidadãos freitenses. Informou a Secretária.

Fonte: ASCOM-PMJF

Comentar no Facebook