O juiz Thiago Carvalho Martins, da Vara de Delitos de Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), determinou o relaxamento das prisões de dois investigados da operação conduzida pelo Denarc, entre eles Alandilson Cardoso, apontado como namorado da vereadora Tatiana Medeiros.
Na decisão, o magistrado também revogou todas as medidas cautelares impostas aos 20 investigados e suspendeu o processo.
Apesar disso, Alandilson Cardoso continuará preso, uma vez que ainda existe outro mandado de prisão em vigor, relacionado à ação eleitoral que resultou na prisão da vereadora Tatiana Medeiros.
Os 20 investigados foram presos anteriormente pela Polícia Civil do Piauí, sob suspeita de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e envolvimento com organização criminosa.
A decisão judicial que garante a liberdade dos investigados foi baseada na nulidade das provas obtidas sem autorização judicial, já que o delegado responsável pelo inquérito teria acessado o Relatório de Inteligência Financeira (RIF/Coaf) na fase de pré-inquérito, sem decisão judicial que permitisse a quebra de sigilo.
O magistrado citou em sua decisão entendimento do Tribunal de Justiça do Piauí, que anulou provas com base na utilização indevida dos relatórios financeiros, e também mencionou decisão semelhante do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com a decisão, somente Alandilson Cardoso permanecerá preso no presídio de Altos. Os demais investigados foram beneficiados com o relaxamento das medidas.
📷 Com informações do Portal Cidade Verde