José de Freitas na telinha do cinema
Na noite do último domingo (25/06), uma equipe de produção da “UESPI EM TELA” e atores estiveram gravaram cenas de um filme, na rodoviária da cidade de José de Freitas, Piauí, que em breve será lançado “ONDE MORAM OS CAVALOS-MARINHOS” é o nome da média-metragem.

Entenda o projeto
✔ APRESENTAÇÃO
O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação acadêmica ou da educação informal, é parte a própria história do cinema. Sendo assim, a UESPI (Universidade Estadual do Piauí) lançou no mês de Novembro de 2016 o projeto de Extensão “UESPI EM TELA”.
No projeto “UESPI EM TELA” pretende-se a utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa, não só na teoria, mas também a realização de atividades
práticas em sala de aula para alunos da UESPI que desejam aprender sobre a sétima arte.A inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos jovens e adultos.
Nesse contexto, o projeto “UESPI EM TELA” se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio de contribuir para a mudança social. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora.
✔OBJETIVOS
Fomentar, divulgar e valorizar a produção cinematográfica local por meio do Projeto “UESPI EM TELA” com a elaboração de roteiro de cinema, interpretação pra cinema, fotografia e edição de vídeo e áudio dentro da sala de aula para jovens e adultos da rede pública de ensino que não tem nenhum acesso às mídias digitais, possibilitando os mesmo a uma prática pedagógico adaptada às suas limitações, entendo o seu estado e assim, transmitindo o conhecimento desejado.
O projeto “UESPI EM TELA” tem como intuito transmitir gratuitamente aos jovens e adultos da UESPI, campos Teresina, o conhecimento das técnicas cinematográficas desde a teoria a pratica, promovendo a apropriação do conhecimento necessário para que os mesmo possam realizar suas produções audiovisuais.Oferecer ao alunato a aquisição de novos saberes, novas atitudes para a valorização da cultura local e o respeito às adversidades culturais, através de descobertas, não só os alunos, mas à comunidade, pois a mesma também participará da produção do
filme durante as filmagens do seu filme e assim, criando uma aproximação e interação comunidade e alunos.
✔JUSTIFICATIVA
O processo tradicional de ensino não é mais capaz, sozinho, de realizar esta tarefa, está além de suas possibilidades, hoje a educação precisa ultrapassar a sala de aula e atender às necessidades imediatas da sociedade. A relação entre cinema e conhecimento, no entanto, vai além do campo da educação formal. Os novos métodos educacionais devem contar principalmente com a utilização dos meios de comunicação, como o rádio e o cinema. Desde os primórdios da produção cinematográfica a indústria do cinema sempre foi considerada, inclusive pelos próprios produtores e diretores, um poderoso instrumento de educação e instrução.Ao considerarmos os conhecimentos e saberem contidos nos filmes, transcendemos o uso do cinema e do audiovisual como ilustração, motivação e exemplo. Cinema é arte.A inclusão de novas formas de construir o processo de ensino aprendizagem é uma medida necessária para uma formação integral e adequada às características culturais do cidadão das sociedades modernas.
O cinema torna-se uma proposta educativa evidente, quando representa um instrumento de mudança social, pelas vias das técnicas e da ciência. Considerado como uma ferramenta educacional, tem a oportunidade de inserir na salade aula como possibilidade do processo educacional e percorre etapas: impressão da realidade, identificação e interpretação, sempre aliando a teoria à prática.Diante do exposto podemos entender que o cinema é uma ferramenta de trabalho motivadora, inovadora, bem como instrumento capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo momento.
SINOPSE CURTA:
Quatro amigos da universidade resolvem embarcar em uma viagem para o litoral do Piauí, mergulhando em uma experiência de autoconhecimento, em que cada um deles tem de superar seus próprios desafios, medos e
frustrações, para descobrir o sentido de uma verdadeira amizade.













