Search

Escola de Canoagem Iporanga representa José de Freitas na XIII Regata de Canoas do Poty

A cidade de José de Freitas marcou presença especial na XIII Regata de Canoas do Poty, realizada neste sábado (18), no povoado Cachoeira, em Demerval Lobão (PI). O evento, que integra a tradicional Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, reuniu atletas e comunidades ribeirinhas em uma celebração de fé, cultura e esporte, justamente no dia em que se comemora o Dia do Piauí.

A Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes é um momento de devoção e tradição, que reúne embarcações para homenagear a padroeira dos navegantes. Durante o trajeto pelo Rio Poty, os participantes expressam fé, agradecimento e respeito à cultura ribeirinha, mantendo viva uma das manifestações mais simbólicas do calendário religioso e cultural do Piauí.

A Escola de Canoagem Iporanga, de José de Freitas, participou com entusiasmo e conquistou destaque na categoria feminina. As atletas Maria Eduarda e Ana Márcia garantiram o terceiro lugar, resultado ainda mais expressivo considerando que esta foi a primeira vez que competiram utilizando o modelo tradicional de canoa.

“Elas estão acostumadas à canoagem esportiva moderna, mas aceitaram o desafio de remar nas antigas canoas de madeira, mostrando determinação, coragem e amor pelo esporte”, destacou a coordenação da Escola Iporanga.

A Regata de Canoas do Rio Poty é um evento que une fé, esporte e tradição no Piauí. Realizada no povoado Cachoeira, em Demerval Lobão, a celebração reúne atletas, canoeiros e comunidades ribeirinhas de diversos municípios, como José de Freitas, Teresina, União, Altos e Beneditinos. As competições com canoas tradicionais de madeira, simbolizam a força e a cultura das populações que vivem às margens do Rio Poty.

Com informações repórter Jayranne Melo

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM