A ideia do curso de capacitação é fazer com que os participantes possam produzir seus alimentos de forma integrada, aproveitando todo o ciclo da matéria envolvida no sistema de produção
O Campus Avançado José de Freitas deu início, no sábado, 28, ao curso de capacitação sobre o Sisteminha Embrapa. O curso conta com a participação de 41 agricultores familiares e assentados da região e tem como foco a produção integrada de alimentos. A capacitação é ministrada pelo professor Antônio Galvão.
A ideia do curso de capacitação é fazer com que os participantes possam produzir seus alimentos de forma integrada, aproveitando todo o ciclo da matéria envolvida no sistema de produção. “Com isso, eles poderão satisfazer suas necessidades alimentares e de sua família sem a necessidade de aquisição em mercados e feiras”, explica Galvão.
A professora Andreia Freitas de Oliveira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), também participa da capacitação. Ela teve um projeto aprovado pelo CNPq, no valor de 35 mil reais, para implantação do Sisteminha Embrapa nas comunidades quilombolas e indígenas da cidade de Caxias (MA). Além dela, cinco agricultores de Teresina também estão se capacitando nesse curso.
Estiveram na aula inaugural do curso, o diretor geral do Campus Avançado José de Freitas, José dos Santos de Moura, o prefeito Roger Linhares, os vereadores Erisvaldo Saraiva Rocha (Pampa) e José Ferreira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria da Cruz Soares Lira, e o secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), Francisco Sousa, e o diretor de Ensino do Campus São João do IFPI, Jopson Carlos.
Fonte: IFPI CAMPUS JOSÉ DE FREITAS





