A Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública deflagrou nesta quarta-feira (31), “Operação Compras On-line” para cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão contra cinco envolvidos com a prática de estelionato na compra em restaurantes de Teresina.
Entre os presos, estão duas mulheres e três homens. Na residência de um dos acusados, vulgo “Mineiro”, foi encontrada uma plantação de maconha. A prisão dele, apontado como mentor dos golpes, aconteceu em uma residência próxima ao Parque Zoobotânico, zona Leste da capital. Mineiro é natural do estado de Minas Gerais e está no Piauí há cerca de dois anos.
A dinâmica do crime acontecia através de pedidos de comida de um restaurante, que eram feitos por meio de um aplicativo. Após receberem os produtos, os suspeitos cancelavam a compra e tinham o valor do pedido estornado. Essas situações foram se acumulando após dezenas de pedidos feitos, o que resultou em um prejuízo de cerca de R$ 8 mil para um restaurante de comida oriental da capital. Para aplicar os golpes, os suspeitos também utilizavam cartões de crédito clonados, fazendo com que as vítimas não fossem somente estabelecimentos. O objetivo do grupo criminoso não era apenas consumir os produtos, mas também vender e presentear terceiros.
“Fizemos um trabalho investigativo de campo após uma vítima, proprietária de um restaurante de comida oriental em Teresina, registrar um boletim de ocorrência onde relatava ter sofrido um prejuízo de mais de R$ 8 mil em compras de comida oriental. Já interrogamos outras pessoas e verificamos que existem outros restaurantes que também sofreram esse golpe. Daremos continuidade a instrução do inquérito policial e ouviremos essas possíveis vítimas”, frisou o Delegado Matheus Zannata, Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI.
De acordo com o Delegado Filipe Bonavides, Coordenador Geral da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), que também acompanhou a operação, na residência de “Mineiro” foi encontrada ainda uma plantação irregular de maconha, aparada por uma espécie de estufa com aparelhamentos sofisticados. “Já temos em andamento a investigação do crime de estelionato e associação criminosa dos cinco indivíduos presos, e do ‘Mineiro’ em específico, será adicionada a prisão em flagrante por tráfico de drogas, o que também será investigado”, concluiu o Delegado.
Fonte: Portal R10