Os moradores que residem na região da localidade Salva Vida zona rural do município de José de Freitas-PI, barraram as máquinas da prefeitura municipal, impedido que fosse colocado lixo no local.
Realizado na manhã desta terça-feira 27 de fevereiro de 2018, no auditório do Fórum Municipal de José de Freitas-PI, uma reunião como moradores da Localidade Salva Vida. A reunião reuniu representantes da comunidade, promotor de Justiça, Flávio Teixeira de Abreu Júnior, Vereadores do município, secretário de Infraestrutura, gerente de limpeza e Meio ambiente e turismo.
Motivo da reunião se deu por conta dos moradores que residem na região da localidade Salva Vida zona rural do município de José de Freitas-PI, barraram na manhã desta terça-feira 27 de fevereiro de 2018, por volta das 6 horas da manhã, as máquinas da prefeitura municipal, impedido que fosse colocado lixo no local. Na pauta da reunião ficou que a prefeitura resolvesse com emergência a questão do lixo coletado no município, que vem se arrastando por seis anos na cidade.
Entenda o Caso:
Representante da comunidade:
Edilson Ferreira representante da comunidade relatou para o portal JFnews, que a comunidade não vai acertar de forma nenhum a criação de um aterro sanitário no local e que os moradores vão continuar impedido as maquinas de abrirem valetas para jogar o lixo. Não acertamos que façam uma aterro sanitário a trezentos metros de residências, caucionando mau cheio aos moradores. Relatou.
Promotor de Justiça:
A questão da decomposição do lixo é técnica, além da questão técnica, tem a questão emergencial, se o município não está podendo colocar no local que ele utilizava, vai ter que colocar em outro lugar, ele escolheu esse local, vamos esperar que ele estivesse certo, se não estive certo vai ser punido. Citou promotor Flavio Teixeira para reportagem do JFnews.
Secretário de Infraestrutura:
Para o secretário de Infraestrutura Mauro Torres, a prefeitura estava trabalhando duas alternativas, primeiro seria o atual aterro na comunidade Bacuri, mas por motivos de estrada está intrafegável. A segunda opção é o terreno que a prefeitura adquiriu para exploração de piçarra na comunidade Salva Vida. Relatou o secretário.
Prefeitura:
A questão do aterro sanitário é bem antiga como relatou promotor, seis anos para ser decidido como vai fica o aterro na cidade, já vai ser o terceiro local que seria utilizado pelo município, à prefeitura não quer de maneira nenhum que o aterro permaneça no local, mas por motivo de emergencial devido o inverno foi colocado o lixo no local como manda os requisito da lei. Salientou o Vereador Dantes Freitas líder do prefeito na Câmara municipal.
Mais detalhe no vídeo abaixo: