Rios Longá e Marataoan ultrapassam cota de inundação em Esperantina e Barras, informa CPRM

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com as recentes chuvas, os rios Marataoan e Longá, nas cidades de Barras e Esperantina, ultrapassaram a cota de inundação e a previsão é que continuem em elevação nas próximas horas, informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o órgão, em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,44 m, estando 24 cm acima da cota de inundação, que na cidade é de 4,20 m. É previsto que o rio continue se estabilizando nas próximas horas, caso não sejam observadas chuvas intensas, podendo atingir 4,45 m.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 7,64 m, e também está 24 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência de momento é que o rio se mantenha em ascensão nas próximas horas, devendo chegar a valores no entorno de 7,72 m.

Rio Longá em Esperantina Rio Longá em Esperantina

Além dessas duas cidades em situação de inundação, a Luzilândia já está em alerta, pois a cota atual do rio Parnaíba é de 5,45 m, com a tendência que aumente seu nível e atinja 5,54 m. Na região, o início de inundação é a partir de 5,70.

“Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda mantenham as medidas de remediação em Barras e em Esperantina. Quanto à Luzilândia, é importante que os órgãos competentes se mantenham de prontidão, acompanhando a evolução do quadro hidrológico”, informou o órgão.

Demais rios em normalidade

Os demais rios que são monitorados pelo CPRM estão em situação de normalidade. A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 6,18 m. O rio deve reduzir seu volume para valores em torno de 6,10 m nas próximas horas, conservando a atual condição de normalidade, já que a inundação é no nível de 10 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,84 m, devendo continuar em elevação, podendo evoluir para cotas no entorno de 5,10 m, entrando em situação de atenção, mas ainda em situação de normalidade porque na cidade a cota de inundação é de 6,97 m.

Em Floriano a cota atual do rio Parnaíba é de 4,55 m, devendo reduzir o seu nível nas próximas horas. A cota de inundação é de 8,98 m.

 

Fonte: Portal CV

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

VEJA TAMBÉM