Alerta de Fake news em José de Freitas: Pesquisa eleitoral falsa circula em grupos de whatsApp

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Hoje, dia 21 de março, está circulando em grupos de WhatsApp uma pesquisa eleitoral falsa sobre as eleições na cidade de José de Freitas, no Piauí. É importante esclarecer que nenhuma pesquisa oficial foi divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa fraudulenta indica o candidato da oposição, Dr. Dinan, com 47,89% dos votos, seguido por Dr. Ricardo Camarço com 36,22% e Pedro Gomes com 15,89%. No entanto, é crucial destacar que esses números não são autênticos e não refletem a realidade das eleições.

A verdadeira pesquisa eleitoral foi realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda (Amostragem) e foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último sábado, dia 16 de março de 2024, com o número de registro PI-02974/2024. O responsável pelo estudo estatístico é João Batista Mendes Teles.

A pesquisa legítima teve início na sexta-feira passada, dia 15 de março, e foi concluída nesta segunda-feira, dia 18 de março. Foram  entrevistadas 300 pessoas, e os resultados serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 22 de março.

Portanto, pedimos que os cidadãos estejam atentos e não compartilhem informações falsas que possam influenciar o processo eleitoral. É fundamental aguardar os resultados oficiais para tomar decisões informadas.

COMBATE ÀS FAKES NEWS 

Atualmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa a contar com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O Centro vai atuar de forma coordenada no combate à desinformação, discurso de ódio, discriminatório e antidemocrático no âmbito eleitoral.

A ideia é que o CIEDDE atue para promover a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, em especial as plataformas de redes sociais e serviços de mensageria privada, durante o período eleitoral, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo Plenário do TSE para a propaganda eleitoral. O Centro irá auxiliar os Tribunais Regionais Eleitorais no aperfeiçoamento da regular utilização da inteligência artificial nas eleições, no combate à desinformação e à deepfake e na proteção à liberdade de escolha de eleitoras e eleitores. O Centro também terá papel importante na promoção da educação em cidadania, nos valores democráticos e nos direitos digitais.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

VEJA TAMBÉM